Breaking News
Pan African Visions

O crescimento económico da África continua em alta, apesar do aumento da dívida

June 21, 2018

Vários países africanos registaram aumento do PIB, apesar dos receios ante o aumento da dívida – segundo o último relatório do ICAEW (Instituto dos Revisores Oficiais de Contas da Inglaterra e País de Gales). Na edição de hoje do Economic Insight: Africa Q2 2018, o organismo de profissionais de contabilidade prevê o crescimento no PIB em várias regiões, inclusive África Oriental, 6,1%; África do Sul, 2,3%; África Central e Ocidental, 3,6% e Zona do Franco, 4,5%.

NAIROBI, Quénia, 21 de junho de 2018, -/African Media Agency (AMA)/- O relatório, feito a pedido do ICAEW e elaborado pelo organismo parceiro e prognosticador económico, o Oxford Economics, apresenta uma breve análise dos desempenhos económicos da região. As regiões abrangem: África Oriental, África Austral, África Central e Ocidental e a Zona do Franco. 
 
De acordo com o relatório, o crescimento no PIB da África Oriental deve-se principalmente à Etiópia. Calcula-se que o crescimento real no PIB de 8,1% resulte dos investimentos contínuos do sector público. No Egito, o mesmo tipo de despesas de capital, viabilizado pelo cumprimento das reformas propostas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), irá impulsionar um crescimento de 5,0%, tornando-se assim o fator determinante no crescimento de 3,9% no PIB da África do Norte, no ano em curso. 
 
Há previsão de um crescimento substancial de 3,6% na África Central e Ocidental – um registo de aumento, comparado ao percentual de 2,3% em 2017. Destaca-se na região a economia do Gana, cuja taxa de crescimento real no PIB de 7,2% em 2018 deverá proceder, em parte, do aumento dos investimentos do sector público e dos consequentes incentivos ao sector de construção e à indústria transformadora. 
 
“Apesar dos receios da dívida, a maioria das regiões africanas registou um crescimento económico positivo – graças, principalmente, aos investimentos do sector público e recursos de hidrocarbonetos. No entanto, os governos precisam manter essa dinâmica positiva, enquanto estabilizam a dívida pública”, afirmou Michael Armstrong, Diretor Regional, ICAEW Oriente Médio, África e Ásia do Sul. 
 
GRAPHA situação na Zona do Franco é um pouco mais animadora do que em 2017, dado a previsão de crescimento de 4,5% no PIB regional. No entanto, a maior parte do crescimento nas regiões será provida pelas duas economias que não dependem de petróleo, a saber: Costa do Marfim (com crescimento de 7,0%) e Senegal (6,7%), onde os contínuos gastos governamentais em infraestrutura e melhorias consecutivas no ambiente empresarial constituem os principais fatores. 
 
O crescimento da África permanecerá condicionado ao pequeno crescimento da África do Sul. Prevê-se um crescimento de 2,3% no PIB na região, em 2018 – a mais baixa taxa de crescimento regional do continente. 
 
O relatório também destaca as despesas de capital financiadas pela dívida dos governos. Argumenta-se que o receio de sobre-endividamento na África seja bastante exagerado. A retomada do crescimento iniciado em 2017 irá permitir a redução do peso da dívida real a médio prazo. Isso significa que a tendência é um peso de dívida mais sustentável, com o passar do tempo. 
 
Paralelamente, o perfil da dívida pública está a mudar porquanto os produtos personalizados passam a substituir os de prateleira, permitindo assim que governos assumam dívidas externas em condições mais favoráveis do que no passado. 
 
O efeito negativo é que, em determinados países, a dívida irá se tornar um problema. Vários países africanos permanecem em risco de sobre-endividamento, devido a ajustes estruturais fragmentados e empréstimos indiscriminados. E ainda, governos populistas parecem desinteressados em reformas. 
 
Esses fatores nos dão motivos suficientes para ter receio de dívidas, especialmente nos países vulneráveis à oscilação dos preços das matérias-primas. 
 
Para leitura completa do Economic Insight: Africa, queira clicar em: https://www.icaew.com/technical/economy/economic-insight/economic-insight-africa

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do ICAEW.
 
INFORMAÇÕES À MÍDIA:
Jamie Douglass
ICAEW Press Office (assessoria de imprensa do ICAEW ),
Tel: +44 (0)20 7920 8718 ou correio eletrónico: James.Douglass@icaew.com 

Corazon Sefu Wandimi,
Tell-Em Public Relations East Africa (relações públicas da África Oriental) –
Tel: (+254) 20 260 9990 ou correio eletrónico: corazon.sefu@tell-em-pr.com

NOTAS AOS EDITORES:

Sobre o ICAEW 

1. O ICAEW é uma importante organização de afiliação profissional no mercado, o qual promove, desenvolve e dá suporte a mais de 147 mil revisores oficiais de contas em todo o mundo. Proporcionamos qualificações e desenvolvimento profissional, partilhamos conhecimentos, percepção e perícia técnica, e protegemos a qualidade e integridade da profissão contabilista e financeira.

Na capacidade de líderes em contabilidade, finanças e empreendimentos, nossos membros possuem os conhecimentos, competências e compromisso necessários à preservação dos padrões e integridade mais elevados. Juntos, contribuímos para o sucesso de indivíduos, organizações, comunidades e economias ao redor do mundo.

Graças a nós, as pessoas podem fazer negócios com confiança.

2. O ICAEW é membro fundador do Chartered Accountants Worldwide (Revisores Oficiais de Contas no Mundo) e da Global Accounting Alliance (Aliança Contabilística Global).

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
Uganda:NGOs support over 42000 at BidiBidi Refugee settlement since the 2016 July conflict.
June 21, 2018 Prev
Pan African Visions
President Ramaphosa welcomes the Participation of Dr Riek Machar Teny in the High Level Revitalisation talks Facilitated by Igad in Addis Ababa, Ethiopia
June 21, 2018 Next