Breaking News
Login
Pan African Visions

Nomeação do Dr. Rashid Mbaziira no cargo de Secretário Executivo do AMCOW

October 19, 2021

ABUJA, Nigeria, 18 de Outubre, 2021 -/African Media Agency(AMA)/- O Conselho dos Ministros Africanos da Água (AMCOW) anunciou a nomeação do Dr. Rashid Mbaziira – cidadão ugandês – como Secretário Executivo da organização. O anúncio, feito no final da sessão extraordinária do Conselho executivo do AMCOW, terá efeito a partir de 8 de Novembro de 2021. 

Bolseiro Rhodes, o Dr. Mbaziira é titular de um doutorado da Universidade de Oxford, St Catherine’s College, em 2007. As suas investigações eram na área das ciências, das políticas e da gestão da água. O Dr. Mbaziira é titular de uma licenciatura em engenharia agrícola (Menção muito bem) da Universidade de Makerere, Kampala, e de um Certificado de Nível 1 da Association of Chartered Certified Accountants.


Ele traz a este cargo duas décadas de experiência, dentre as quais 15 anos de liderança em termos de elaboração de políticas no sector da água e do saneamento na África. Isto implica a formulação e a operacionalização de iniciativas estratégicas continentais para aplicar a declaração de Sharm-el-Sheikh sobre a aceleração da realização dos objectivos na área da água e do saneamento na África.


Os seus conhecimentos técnicos e a disposição prática dele em resolver os desafios ligados à gestão da água, ao saneamento e à aplicação de serviços de higiene tornaram-no um profissional muito procurado. Isto se vê através dos seus sólidos antecedentes na área da coordenação de intervenções multidimensionais visando reforçar a função de gestão da água na África, tanto a nível regional como subregional. Um dos fatos marcantes é a formulação do Programa de acção prioritária para a gestão dos recursos hídricos na África 2016 – 2025, que inspirou a estratégia do AMCOW 2018 -2030. Também prestou assistência técnica para preparar o quadro de governação e a estratégia de gestão do AMCOW. 

Dr. Rashid Mbaziira, Secretário Executivo do AMCOW

«Sinto-me profundamente honrado pela confiança que o Conselho de Ministros depositou em mim para servir a comunidade da água na África», disse o Dr. Mbaziira na ocasião da sua nomeação. « Comprometo-me em trabalhar plenamente para consolidar a função do AMCOW como órgão operacional mandatado pela União Africana para garantir a segurança da água na África. Uma gestão eficiente da água é essencial para assegurar a saúde humana e ambiental, a produção económica e a resiliência climática. Neste contexto, o AMCOW deve estar na vanguarda das iniciativas que visam a alcançar os objectivos da Agenda 2063 da União Africana. A aspiração 1 da Agenda 2063 é particularmente pertinente para o mandato do AMCOW, a saber: construir uma África próspera baseada num crescimento inclusivo e num desenvolvimento sustentável».

O Honrável Carl Hermann Gustav Schlettwein, Ministro da Agricultura, da Água e da Reforma Agrária da República da Namíbia e Presidente do Conselho dos Ministros do AMCOW, anunciou a nomeação do Dr. Mbaziira na sequência de uma sessão extraordinária do Comité Executivo do AMCOW. 

 «Não tenho dúvida alguma de que a perícia do Dr. Mbaziira será aproveitada para melhorar o estatuto do AMCOW, ele enquanto facilitador confiável da acção que visa alcançar os objectivos na área da água e do saneamento na África», disse o Sr. Schlettwein.

Ele convidou o novo Secretário Executivo para apresentar a pertinência do AMCOW aos Estados Membros, à União Africana e aos parceiros do AMCOW através de uma liderança forte.

 «Dada a lentidão do lançamento das vacinas na África, a melhoria do acesso à água, ao saneamento e às prestações higiénicas é promissora para prevenir a propagação do COVID-19 e de outras doenças», acrescentou o Sr. Schlettwein. «Portanto, é inútil insistir no tamanho da expectativa em relação ao AMCOW na aceleração da ação visando colocar os estados membros no caminho da realização do ODD 6».

O Dr Mbaziira sucede ao Dr Canisius Kanangire que deixou o AMCOW em Maio passado.

Distribuído por African Media Agency (AMA) para AMCOW.

Para qualquer pedido de entrevista, contactar por favor
Maïmouna Tall Ndiaye
Responsável da comunicação e da visibilidade do AMCOW
mtall@amcow-online.org
or +14705109320
or +221 77 695 37 93 (WhatsApp)

Para maiores informações, consultarhttps://www.amcow-online.org 

Seguir AMCOW:
Facebook: @amcowafrica 
Twitter: @amcowafrica
Linkedin: https://ng.linkedin.com/company/amcowafrica

Source : African Media Agency (AMA)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
The expulsion of the “SADR”, a non-state entity, from the African Union: a prerequisite for an effective regional and continental integration / for the premunition against separatism
October 19, 2021 Prev
Pan African Visions
South Sudan: Govt Demands More Than $3 Billion From Chinese Oil Companies
October 19, 2021 Next