NAIRÓBI, Quénia, 3 de setembro 2018,-/African Media Agency (AMA)/- Hoje, o Governo do Quénia assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Next Einstein Forum (NEF) para acolher o NEF Global Gathering 2020 em Nairóbi em março de 2020. O NEF é uma iniciativa do Instituto Africano de Ciências Matemáticas (AIMS) em parceria com a Robert Bosch Stiftung.
“O Terceiro NEF Global Gathering terá lugar numa altura em que o Quénia iniciou um programa intensivo para melhorar a aceitação de assuntos científicos a todos os níveis de educação, através do lançamento do STEM em escolas padrão em todos os 47 Países. Admitimos que a Ciência, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática (STEM) são os principais impulsionadores do crescimento industrial. Estamos, portanto, focados em promover uma safra de jovens inovadores, engenheiros e cientistas que conduzirá a nossa Agenda de industrialização avante” disse Hon. Dr. Amina Mohamed, do Secretário de Gabinete para a Educação.
“Estamos ansiosos por iniciar a contagem decrescente para o NEF Global Gathering 2020 que será realizado em Nairóbi. O NEF Global Gathering 2018 foi o maior evento cientifico realizado em África com mais de 1500 participantes de 91 países. Esperamos 2500 delegados para a edição de 2020 no Quénia. Seremos anfitriões de eventos tais como o NEF Innovation Salon onde start-ups de toda a África, e do mundo, irão apresentar as suas soluções, o Gender Summit Africa e um Festival de Artes e Ciência para todas as idades”, disse Mr. Thierry Zomahoun, Presidente/ CEO da AIMS e Presidente da NEF.
“O Quénia é um país estratégico para nós porque oferece um ambiente ideal para o cruzamento académico e a inovação. Um ecossistema forte e inovador requer uma forte ligação entre o académico e o sector privado. Neste sentido, o Quénia está muito à frente e estamos ansiosos por incorporar a abordagem ecossistémica no nosso programa e por convidar o mundo da ciência para África,” disse Mr. Zomahoun.
O programa preliminar estará disponível em março de 2019 após uma reunião do Programa do Comité Cientifico (SPC) do NEF em Nairóbi que irá abordar a inclusão de alguns dos principais Cientistas do Quénia no SPC.
O NEF acredita que as contribuições de África para a comunidade cientifica global são fundamentais para o progresso a nível mundial. No centro dos esforços do NEF está a população jovem de África, a principal força motivadora para o renascimento científico de África. No nosso evento bienal científico, NEF Global Gatherings, 60% dos participantes tem 42 anos ou são ainda mais jovens. Longe de ser um fórum de ciência comum, o NEF Global Gatherings posiciona a ciência no centro dos esforços de desenvolvimento globais.
O próximo NEF Global Gathering terá lugar em março de 2020 em Nairóbi, Quénia. Além disso, através da nossa Comunidade de Cientistas, apresentamos as contribuições dos jovens brilhantes africanos para a emersão científica de África através da sua classe de Seguidores NEF, que são os melhores cientistas e tecnólogos de África com menos de 42 anos, e Embaixadores NEF, que são os 54 embaixadores de ciência e tecnologia no terreno.
Mais em nef.org Twitter: @NextEinsteinFor Facebook: NextEinsteinForum