Breaking News
Pan African Visions

A remessa de rendimentos vai impulsionar o crescimento económico em África

September 20, 2018

Apesar de uma desaceleração económica, a maioria dos países Africanos têm uma perspectiva económica positiva. Isto de acordo com o último relatório do ICAEW (Instituto dos Revisores Oficiais de Contas de Inglaterra e do País de Gales). Numa visão económica: África Q3 2018 lançado hoje, o corpo contabilístico prevê o crescimento do PIB para várias regiões, incluindo a África Oriental, que está previsto em 6,3%, a África Ocidental e Central em 2,9%, a Zona Franca em 4,6%, o Norte da África em 1,8% e a África do Sul em 1,5%. O relatório destaca as remessas como um dos principais impulsionadores económicos para a maioria dos países Africanos.

LUANDA, Angola, 20 de setembro de 2018, -/African Media Agency (AMA)/- O relatório encomendado pelo ICAEW e produzido pelo parceiro e analista Oxford Economics, fornece um retrato do desempenho económico da região. As regiões incluem; a África Oriental, a África Ocidental e Central, a Zona Franca, o Norte da África e a África Austral.
icaew 1De acordo com o relatório, a África Oriental continua a ser a região do continente com melhor desempenho, com uma previsão do PIB a 6,3%. Esta perspectiva positiva deve-se à diversificação económica da região e ao crescimento impulsionado pelo investimento. A Etiópia continua a ser a potência da região, com uma previsão de crescimento de 8,1%, graças às recentes reformas do novo primeiro-ministro Abiy Ahmed.

Na África Central e Ocidental, o crescimento previsto é de 2,9%. O crescimento restrito na região é devido à actividade económica não petrolífera subjugada pela Nigéria – potência da região. O Gana, em contrapartida, é o país com melhor desempenho na região, com um crescimento previsto de 6,5%.

Michael Armstrong, Diretor Regional do ICAEW no Médio Oriente, África e Asia do Sul disse: “Apesar da recente queda do crescimento; todas as regiões de África estão projetadas para relatar uma perspectiva económica positiva, esperando-se que a remessa de rendimentos seja um importante impulsionador económico nos próximos meses. “
O crescimento na zona franca está previsto em 4,6%, impulsionado em grande parte por um aumento de 7,4% na maior economia da região, a Costa do Marfim, onde o investimento está a impulsionar a rápida expansão.

O Egito no Norte da África está previsto em 5,3%, como resultado de reformas estruturais e de políticas, que impulsionaram a produção e o investimento. O setor do turismo do condado também continuou a sua recuperação. Da mesma forma, a Líbia deverá registrar um crescimento de 16,5%, devido às melhorias registadas na produção de petróleo após o conflito civil.

A África Austral tem sido afetada por um contínuo crescimento lento pela região da África do Sul, com um peso médio de 1,5%. Angola, outro líder económico da região, tem a mesma previsão de 1,5%. Acredita-se que o forte crescimento em Botsuana e na Zâmbia tenha pouco efeito sobre o desempenho geral da região.

icaew 2A remessa de rendimentos foi enfatizada no relatório como um importante fator económico para a maioria dos países Africanos. A Nigéria foi o maior receptor de remessas no continente. A potência económica da África Ocidental recebeu 29% ($ 22 bilhões) do total de remessas para o continente em 2017, principalmente do Golfo, EUA e Reino Unido.

O Egito foi o segundo maior receptor de remessas no continente, com $ 20 bilhões em remessas. Um dos países destacados onde os fluxos de remessas continuam a desempenhar um papel importante em termos de contas externas é o Gana. De acordo com o Banco Mundial, os fluxos de remessas totalizaram $ 2,5 bilhões em 2014: o equivalente a cerca de 18,6% das exportações totais desse ano. No entanto, em 2017, os fluxos de remessas subsequentemente diminuíram para $ 2,2 bilhões, o equivalente a 15,8% das exportações.

O crescimento económico do Uganda foi reportado como tendo recuperado marcadamente no ano passado. Espera-se que o país registe um excedente de cerca de 5,6% do PIB este ano, apoiado pela ajuda aos projetos e aos fluxos de remessas.

O relatório observa que, apesar de as remessas desempenharem um papel importante nas economias Africanas, as políticas deverão concentrar-se na redução do custo da remessa de fundos.

O relatório completo sobre a Visão Económica em África pode ser encontrado aqui: https://www.icaew.com/technical/economy/economic-insight/economic-insight-africa

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do ICAEW.

INFORMAÇÕES À MÍDIA:
Jamie Douglass
ICAEW Press Office (assessoria de imprensa do ICAEW ),
Tel: +44 (0)20 7920 8718 ou correio eletrónico: James.Douglass@icaew.com

Joel Chacha, Tell-Em Relações Públicas da África Oriental, +254 20 260 9990 ou email joel.chacha@tell-em-pr.com

NOTAS AOS EDITORES:

Sobre o ICAEW

1. O ICAEW é uma importante organização de afiliação profissional no mercado, o qual promove, desenvolve e dá suporte a mais de 147 mil revisores oficiais de contas em todo o mundo. Proporcionamos qualificações e desenvolvimento profissional, partilhamos conhecimentos, percepção e perícia técnica, e protegemos a qualidade e integridade da profissão contabilista e financeira.

Na capacidade de líderes em contabilidade, finanças e empreendimentos, nossos membros possuem os conhecimentos, competências e compromisso necessários à preservação dos padrões e integridade mais elevados. Juntos, contribuímos para o sucesso de indivíduos, organizações, comunidades e economias ao redor do mundo.

Graças a nós, as pessoas podem fazer negócios com confiança.

2. O ICAEW é membro fundador do Chartered Accountants Worldwide (Revisores Oficiais de Contas no Mundo) e da Global Accounting Alliance (Aliança Contabilística Global).

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
African Continental Free Trade Area (AfCFTA) will spur Africa’s industrialization and economic development, says Economic Commission for Africa (ECA’s) David Luke
September 20, 2018 Prev
Pan African Visions
Member States urged to explore non-traditional sources of financing in Central Africa
September 20, 2018 Next