Breaking News
Login
Pan African Visions

Samaila Zubairu foi nomeado o 3.º Presidente e Diretor Executivo da Africa Finance Corporation

July 03, 2018

Presidente e Diretor Executivo da Africa Finance Corporation

Presidente e Diretor Executivo da Africa Finance                                       Corporation

LAGOS, Nigeria, 3 de julho de 2018,-/African Media Agency (AMA)/- A principal instituição financeira de desenvolvimentos infraestruturais da África, a Africa Finance Corporation (“AFC” ou “a Corporação”), divulgou a nomeação do seu 3.ª Presidente e Diretor Executivo, Samaila D. Zubairu, que irá suceder Andrew Alli, o qual, após ocupar o cargo desde 2008, conclui o mandato.

Samaila Zubairu é Membro Ilustre do Institute of Chartered Accountants (ICAN) da Nigéria e especialista financeiro em desenvolvimentos infraestruturais, com mais de 29 anos de experiência profissional. Como Diretor Executivo da Africapital Management Limited, Zubairu constituiu um Joint Venture com Gestores de Investimentos Africanos (AIIM) da Old Mutual, de modo a desenvolver o Fundo de Investimentos Infraestruturais da Nigéria (Nigerian Infrastructure Investment Fund1), para infraestruturas de participação privada em toda a África Ocidental. Recentemente, também coordenou a aquisição de 300 milhões de dólares norte-americanos da Eko Electricity Distribution Plc. 

Durante período em que foi o Diretor Financeiro pioneiro da Dangote Cement Plc, lançou o maior mecanismo de financiamento de projetos sindicados da África para que uma empresa local efetivasse o projeto Obajana Cement, e geriu o momento decisivo da Dangote Industries Limited para as subsidiárias cotadas na Bolsa de Valores da Nigéria. Dirigiu operações financeiras de mais de 3 mil milhões de dólares norte-americanos, os quais abrangem: mecanismos de financiamento de novos projetos, aquisições, iniciativas de transformação corporativa, privatizações e operações no mercado de capitais.

Samaila é Membro do Eisenhower e integra o Conselho da Rede Global do Eisenhower Fellowship e o Conselho Consultivo do Presidente. Também é membro do Conselho Consultivo da KSE Africa, a principal provedora de Gestão e Operações das centrais elétricas do setor de mineração do Botsuana e Nigéria, e é Presidente da MDSA Nigeria Limited, uma tecnofinanceira que concede micro empréstimos em toda a África Subsariana. Samaila é Diretor Independente e Presidente do Conselho Fiscal, e também membro dos Conselhos de Governança e Estabelecimentos e de Finanças e Objetivos Gerais da Aiico Insurance Plc. Também atua como Presidente e Diretor Independente da Comissão Financeira da New Nigeria Commodity Marketing Company. 

A nomeação de Zubairu é resultante de um processo de busca de seis meses duração, entre mais de cem candidatos. Em breve, Zubairu irá oficialmente assumir o cargo. 

“É com enorme prazer que dou as boas-vindas a Samaila Zubairu em nome da AFC. Em Samaila, identificamos uma pessoa com qualidades excecionais em termos de criação e execução de negócios, e mobilização de capital que continuará a viabilizar a capacidade da AFC de proporcionar mudanças transformacionais através de investimentos infraestruturais, à medida que a Corporação entra numa nova era. Seu historial de excelência operacional será de grande benefício à AFC, bem como a todas as partes interessadas, enquanto consolidamos a década que verificou a transformação da AFC em líder do mercado de espaços infraestruturais da África – certamente impactando milhões de vidas no cotidiano. Gostaria de agradecer a Andrew Alli que durante a última década transformou a AFC, de empresa emergente para a instituição de excelência mundial que se verifica hoje. Sua saída representa verdadeiramente uma perda para a Empresa e tenho a certeza de que falo em nome de todas as partes interessadas da AFC quando desejo-lhe grande sucesso em seus empreendimentos futuros,” afirmou Dr. Okwu J. Nnanna, Presidente da AFC.

“A Africa Finance Corporation é uma das organizações mais dinâmicas do continente. Na última década, vimos a organização aumentar o balanço num impressionante percentual de 400%, e também produzir rendibilidades competitivas, enquanto efetua transformações nas economias africanas, através de desenvolvimento e financiamentos de infraestruturas. Portanto, sinto-me imensamente tocado pela honra distinta de ser escolhido para liderar a ilustre empresa.

Como futuro Presidente e Diretor Executivo, estou certo de que a AFC ocupa a melhor posição no mercado para superar os desafios multissetoriais de infraestrutura da África cujo sucesso, sem dúvida alguma, deve-se em grande parte ao Presidente e Diretor Executivo predecessor, Andrew Alli, e sua equipa de excelentes profissionais. Estou ansioso para juntar-me à equipa altamente respeitável da AFC para que juntos possamos aprimorar a posição da AFC como parceira extremamente capacitada de projetos, com competências para a execução de projetos de desenvolvimento sustentável em todo o continente,” declarou Samaila Zubairu, Futuro Presidente e Diretor Executivo da AFC, sobre a divulgação.

“O maior privilégio da minha carreira foi atuar na direção da AFC. No entanto, estou a deixar o cargo após cumprir a função, mas tenho a certeza de que em Samaila Zubairu, a Empresa ganhará um empreendedor verdadeiramente autoconfiante, de peso industrial e com as ideais aptidões para conduzir a AFC ao próximo capítulo da sua trajetória de crescimento. Desejo-lhe, e também à família da AFC, muito sucesso no futuro. 

Ao desligar-me, sinto orgulho de rememorar tudo o que conseguimos alcançar em toda a amplitude do continente – nada teria sido possível sem os incríveis colegas de trabalho com quem tive a honra de trabalhar, sem os acionistas que me concederam a oportunidade de exercer a função e sem o Conselho de Administração que prestou-me apoio e orientações. Serei eternamente grato a todos,” declarou Andrew Alli, Presidente e Diretor Executivo predecessor, sobre a divulgação.

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Africa Finance Corporation (AFC). 

Notas aos editores:

Sobre a AFC – www.africafc.org

Nos termos da sua constituição, o cargo de Presidente e Diretor Executivo da AFC não pode ultrapassar dois mandatos de cinco anos (10 anos, no máximo). Após desempenhar satisfatoriamente seus dois mandatos, Andrew Alli deixará o cargo, depois da breve transição do sucessor, Samaila Zubairu.

A AFC, uma instituição financeira multilateral da categoria de investimentos, foi constituída em 2007 com a base de capital próprio de um mil milhão de dólares norte-americanos, para ser a catalisadora de investimentos privados em infraestrutura em toda a África. Com o balanço atual de aproximadamente 4,2 mil milhões de dólares norte-americanos, a AFC é a segunda maior instituição financeira multilateral da categoria de investimentos na África, com a classificação A3/P2 (perspetiva estável) do Serviço de Investidores da agência Moody. Em 2015, a AFC captou, com êxito, 750 milhões de dólares norte-americanos e, em 2017, 500 milhões – valores de três mil milhões de dólares provenientes do Programa Global de Notas de Médio Prazo da empresa, e que conta com a aprovação do Conselho de Administração. As euro-obrigações registaram subscrição excedente e atraíram investidores da Ásia, Europa e Estados Unidos. 

A abordagem de investimentos da AFC reúne conhecimentos setoriais especializados, foco em consultoria técnica e financeira, estruturação de projetos, desenvolvimento de projetos e capital de risco, de modo a atender à carência de desenvolvimento infraestrutural da África e incentivar um crescimento económico sustentável. A AFC investe em ativos infraestruturais de alta qualidade que fornecem serviços essenciais aos principais setores infraestruturais de energia, recursos naturais, indústria pesada, transporte e telecomunicações. Até à data, a Empresa já investiu cerca de quatro mil milhões de dólares norte-americanos em projetos espalhados por 28 países no norte, leste, oeste e sul da África.

Siga nos no Twitter – @africa_finance

Para mais informações queira contactar:

Lucy Savage
Vice-Presidente, Comunicações
Tel.: + 234 1 279 9600 
Correio eletrónico: lucy.savage@africafc.org

Buchanan Communications 
Bobby Morse / Alex Brown / Augustine Chipungu 
Tel.: +44 20 7466 5000 
Correio eletrónico:afc@buchanan.uk.com

 

 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
State of Food and Nutrition Security and Vulnerability in Southern Africa, 2018
July 03, 2018 Prev
Pan African Visions
South Africa: President Ramaphosa Conveys Condolences to the Family of Former President Zuma
July 03, 2018 Next