Breaking News
Login
Pan African Visions

O Grupo Vodacom celebra um acordo com ITA para vender as suas operações e activos Angolanos.

June 24, 2019

JOANESBURGO, África do Sul, 24 de Junho de 2019, -/African Media Agency
(AMA)/- O Grupo Vodacom anunciou hoje que entrou em acordo com a Internet Technologies Angola (ITA), o maior fornecedor independente de telecomunicações em Angola. Em termos de acordo, ITA irá comprar as operações e os activos da Vodafone Business Africa Angolana. As duas entidades estão no processo de concluir os acordos exigidos, que estão sujeitos à aprovação de autoridades reguladoras dentro destes mercados. Os termos financeiros da transacção permanecem confidenciais.

A transacção apoia a estratégia do Grupo Vodacom em África, que está focado em crescer e fortalecer o seu negócio principal. Já não vai servir directamente empresas clientes globais nestes mercados, mas sim continuar a operar como fornecedor de redes de telecomunicações Pan- Africanas através de acordos com fornecedores locais de serviços.

Esta transacção insere-se na estratégia de reposicionamento anunciado hoje, mais cedo pela Vodacom pelas operações Vodacom Business Africa que irá resultar em três acordos separados de fornecedores de serviços envolvendo negócios empresariais na Nigéria, Zâmbia, Angola, Gana e Costa do Marfim.

Shameel Joosub, Presidente Executivo do Grupo Vodacom, disse: “A Vodacom tem uma visão clara para reforçar a nossa posição como empresa líder Pan-Africana e irá trabalhar com fornecedores de serviço locais para crescer nestes mercados. Fundamentalmente, a Vodacom não se está a retirar de nenhum destes territórios relacionados com esta transacção e permanece focada em continuar a prestar um serviço excepcional aos nossos clientes mundiais e multinacionais nestes mercados através de acordos comerciais a longo-termo. Para suportar o crescimento sustentável de economias digitais Pan-Africanas e construir sociedades conectadas, a Vodacom irá, através de fornecedores de serviço locais, continuar a servir clientes em cada mercado. Procuramos potencializar as nossas forças colectivas para satisfazer a evolução das necessidades dos clientes em cada um desses mercados”.

Shameel Joosub, Presidente Executivo do Grupo Vodacom

Shameel Joosub, Presidente Executivo do Grupo Vodacom

Rolf Mendelsohn, Presidente Executivo da ITA afirmou “ITA tem um histórico comprovado em relações de parceria tanto localmente como no exterior, com enfoque especial no continente Africano. Construir redes de parceiros concretas e que beneficiem ambas as partes é fundamental para fornecer soluções de telecomunicações de confiança para o sector empresarial. ITA tem promovido uma relação duradoura e dedicada com a Vodacom. Este acordo promove adicionalmente ITA a fortalecer o seu negócio principal de fornecimento: confiável e sustentável e ao mesmo tempo um serviço flexível com ofertas para os seus clientes locais e multinacionais”.

A Vodacom passou por um processo sólido e longo com diversas partes interessadas para encontrar o parceiro certo para reposicionar o seu negócio no continente. A ITA foi seleccionada como o candidato vencedor, entre outras razões, pela sua liderança de mercado ICT em Angola.

O novo modelo de parceria é mais adequado à economia digital. Encorajará uma colaboração local ainda melhor e posiciona a Vodacom como um dos principais condutores de crescimento económico no continente. Também oferecerá aos clientes Pan- Africanos a oportunidade de aceder a divisões de negócios especialistas tais como o negócio Vodacom’s Internet of Things assim como a sua subsidiária Mezzanine, um Negócio Móvel e fornecedor de Soluções Empresariais.

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Vodacom Group.
 
Sobre a Vodacom

A Vodacom é uma das principais empresas de comunicações Africana, que fornece uma vasta gama de serviços de comunicação, incluindo serviço móvel, mensagens, dados, serviços financeiros e convergentes a mais de 110 milhões (incluindo Safaricom) de clientes. A partir das nossas raízes na África do Sul, o nosso negócio de rede móvel cresceu para incluir operações na Tanzânia, RDC, Moçambique, Lesoto e Quénia. A nossa rede móvel abrange mais de 291 milhões de pessoas.

Através da Vodacom Business Africa (VBA), prestamos serviços controlados para empresas em 50 países.
A Vodacom é propriedade maioritária da Vodafone (60.5% acções), uma das maiores empresas de comunicações do mundo pela receita.

Sobre a ITA (Internet Technologies Angola)

ITA – Internet Technologies Angola, S.A., fundada em 2005, ITA tem como compromisso fornecer os serviços de telecomunicações mais seguros e a melhor experiência de cliente. Nos últimos 14 anos, ITA cresceu exponencialmente e é agora a maior e mais conceituada empresa de fornecimento de telecomunicações em Angola, oferecendo um conjunto de soluções incluindo Internet e MPLS Connectivity, Serviços de Nuvem, Data Centre service e serviços de Voz. Em 2019, está a estabelecer a sua liderança no mercado ICT através da inauguração do seu segundo Centro de Dados, que será o maior e mais tecnologicamente avançado em Angola.

 
Perguntas de Jornalistas
Lexi Ball
Vodacom Media Relations
Tel: +2772 992 0641
Email: Lexi.Ball@vodacom.co.za

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
RUSSIAN PMCS EXPANDING MISSIONS IN AFRICA
June 24, 2019 Prev
Pan African Visions
U.S.-AFRICA Business Summit Successfully Advances The Trade, Investment And Commercial Partnership Between The U.S. And Africa
June 24, 2019 Next