Breaking News
Login
Pan African Visions

Mastercard reforça compromisso para promover a agenda da transformação digital no Zimbabué

October 22, 2018

HARARE, Zimbabué, 22 outubro de 2018 -/African Media Agency (AMA)/- O Presidente e CEO da Mastercard, Ajay Banga, visitou esta semana o Zimbabué para mostrar o forte apoio que a Mastercard dá aos esforços do país para criar uma nova vaga de pagamentos digitais e crescimento inclusivo. Ajay Banga frisou de que forma a Mastercard irá colaborar com parceiros locais dos setores público e privado com vista a fomentar uma maior inclusão financeira através da implementação de tecnologias de pagamento inovadoras.

Ajay Banga encontrou-se com as principais partes interessadas dos setores público e privado, incluindo o Professor Mthuli Ncube, Ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico do Zimbabué, e o Dr. John Mangudya, Governador do Banco Central do Zimbabué, a fim de formalizar o apoio da Mastercard à inovação no setor dos pagamentos no país.

Da esquerda para a direita: Professor Mthuli Ncube, Ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico do Zimbabué, Ajay Banga, Presidente e CEO da Mastercard, e Dr. John Mangudya, Governador do Banco Central do Zimbabué.

Da esquerda para a direita: Professor Mthuli Ncube, Ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico do Zimbabué, Ajay Banga, Presidente e CEO da Mastercard, e Dr. John Mangudya, Governador do Banco Central do Zimbabué.

Ajay Banga também revelou os planos da Mastercard para estabelecer um escritório em Harare, no Zimbabué, de forma a coordenar os esforços de inclusão financeira – um desafio premente na África Subsaariana onde apenas 42,6% da população adulta tem acesso a uma conta bancária.

Fez o anúncio hoje, em Harare, no evento CEO Conversations da empresa, uma reunião de líderes seniores das principais instituições financeiras, operadores de redes móveis e retalhistas. Com o novo escritório, a Mastercard poderá prestar um apoio mais eficaz aos seus clientes nos países vizinhos na África Austral.

“Ainda há demasiadas pessoas e empresas excluídas dos serviços financeiros. Isto deixa-as sem as coisas que tomamos como um dado adquirido -pouparem dinheiro para os dias difíceis, obterem empréstimos ou contraírem um seguro para si ou para as suas colheitas,” referiu Ajay Banga. “Aproveitando as nossas tecnologias e conhecimentos à escala global, a nossa equipa no Zimbabué irá trabalhar em estreita parceria com todas as partes interessadas, a fim de resolver os desafios locais e possibilitar uma maior inclusão no sistema financeiro formal.”

Os conhecimentos e os produtos da Mastercard serão relevantes na África Austral e no Zimbabué, à medida que o país implementa a sua Estratégia Nacional de Inclusão Financeira, que visa aumentar o acesso aos serviços financeiros formais de 69% em 2015 para, pelo menos, 90% até 2020.

O Dr. John Mangudya, Governador do Banco Central do Zimbabué, referiu: “Vemos o investimento da Mastercard como um acontecimento positivo que irá ajudar-nos a concretizar a nossa visão a longo prazo e o plano estratégico para acelerar a transição para pagamentos sem dinheiro, modernizar os sistemas e a infraestrutura de pagamentos, e construir um setor financeiro inclusivo que apoia o desenvolvimento socioeconómico do país.”

De forma a incrementar a inclusão financeira no Zimbabué, a Mastercard estabeleceu recentemente uma parceria com a EcoCash para lançar o EcoCash Scan & Pay, uma solução de pagamentos móveis simples, segura e instantânea baseada num código de QR para comerciantes e consumidores. Dado que assenta em tecnologia de código QR de baixo custo e não em dispositivos físicos no ponto de venda, o Masterpass QR faz com que seja simples e economicamente acessível para os pequenos comerciantes e os comerciantes informais aceitarem pagamentos digitais.

“Aplaudimos as medidas notáveis adotadas pelo Zimbabué com vista à modernização do seu setor de pagamentos eletrónicos e os passos significativos que deu para a criação de uma sociedade mais inclusiva,” disse Mark Elliott, Presidente de Divisão da Mastercard na África Austral. “Estamos entusiasmados com a possibilidade de cooperar mais de perto com as instituições financeiras, empresas e setor público do Zimbabué para aumentar a interoperabilidade e fomentar a inovação em matéria de pagamentos para benefício dos consumidores e comerciantes.”
Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Mastercard.
 
About Mastercard
A Mastercard, www.mastercard.com, é uma empresa tecnológica na indústria global de pagamentos. Operamos a rede de processamento de pagamentos mais rápida do mundo, ligando consumidores, instituições financeiras, comerciantes, governos e empresas em mais de 210 países e territórios. Os produtos e as soluções da MasterCard tornam as atividades diárias – como fazer compras, viajar, administrar um negócio e gerir as finanças – mais fáceis, seguras e eficientes para todos. Siga-nos no Twitter: @MastercardMEA e @MastercardNews, junte-se à discussão no Beyond the Transaction Blog e inscreva-se para receber as últimas notícias pelo MEA Engagement Bureau.
Contacto de Comunicações da Mastercard:
Birgit Deibele
Birgit.Deibele@mastercard.com

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
South Sudan Resumes Oil Production, Seeks Investors
October 22, 2018 Prev
Pan African Visions
COMMUNIQUÉ ON THE CHAIRPERSON’S VISIT TO WEST AFRICA
October 23, 2018 Next