Breaking News
Login
Pan African Visions

A República do Malawi tornou-se o 18.º estado-membro da Africa Finance Corporation

March 28, 2018

LILONGWE, Malawi, 24 de março de 2018,-/African Media Agency (AMA)/- A República do Malawi (“Malawi”) tornou-se o segundo país-membro da África Austral a aderir-se à Africa Finance Corporation (a “AFC” ou “Corporação”) – a principal instituição financeira de desenvolvimentos infraestruturais.

A adesão do Malawi à AFC representa a progressão da atual área de cobertura de investimentos da Corporação no país. A AFC já havia atuado como a Principal Organizadora com Mandato Conjunto (Joint Mandated Lead Arranger, MLA) e Credora de um instrumento de financiamento de mercadorias do valor de 60 milhões de dólares norte-americanos à Meridian Consolidated Investments Ltd (Malawi), grupo de comercialização de produtos agrícolas integrados, de modo a financiar a importação dos fertilizantes da Meridian e realizar vendas em quatro países da África Austral.

A adesão do Malawi também dá sustentabilidade à estratégia de expansão de adesões da AFC no Sul da África, e ao alinhamento contínuo das adesões pátrias com a área de cobertura de investimentos. O Malawi assinou a carta de adesão em 8 de março de 2018 e passa a ser o 18.º estado-membro da AFC. Outros estados-membros abrangem: Benim, Cabo Verde, Chade, Costa do Marfim, Jibuti, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné-Bissau, Guiné, Quénia, Libéria, Nigéria, Ruanda, Uganda, Serra Leoa e Zâmbia.

A nível cumulativo, até à data a Corporação já investiu 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos em projetos em vinte e oito países africanos, e numa grande variedade de sectores, inclusive sector de energia, de telecomunicações, transportes e logística, recursos naturais e indústrias pesadas.

“É um grande prazer receber o Malawi como país-membro da Corporação. O Malawi tem um grande portfólio de investimentos financiáveis na área de infraestruturas e aguardamos poder explorar essas oportunidades. Estamos confiantes de que a nossa oferta empresarial exclusiva de assessoria de projetos, desenvolvimento de projetos e financiamentos espalhados em cinco sectores especializados representará um grande avanço à colmatagem das deficiências infraestruturais do país”, declarou Andrew Alli, Diretor Executo da AFC, sobre o comunicado.

"L-R: Dr. Goodall Gondwe, Ministro das Finanças do Malawi, e Dr. Ini Urua, Vice-Presidente Sénior da AFC, Relações com Países e Investidores"

“L-R: Dr. Goodall Gondwe, Ministro das Finanças do Malawi, e Dr. Ini Urua, Vice-Presidente Sénior da AFC, Relações com Países e Investidores”

“O Malawi tem uma abundância de projetos de infraestrutura de grande potencial financeiro e social que irão gerar benefícios para todas as partes interessadas, e colmatar as deficiências infraestruturais do país. Portanto, é uma honra nos aderir à AFC e nos tornar estado-membro da Corporação. Aguardamos poder dar continuidade à colaboração com a gestão da AFC, de modo a auxiliar a execução de projetos essenciais em todo o Malawi”, também declarou o Dr. Goodall Gondwe, Ministro das Finanças do Malawi, sobre o comunicado.

Distribuído pela Africa Media Agency (AMA) em nome do Africa Finance Corporation (AFC).

Notas aos editores:

Sobre a AFCwww.africafc.org

A AFC, uma instituição financeira multilateral da categoria de investimentos, foi constituída em 2007 com uma base de capital próprio de um mil milhão de dólares norte-americanos, com a finalidade de ser catalisadora de investimentos privados em infraestrutura em toda a África. Com um balanço atual de aproximadamente 4,2 mil milhões de dólares norte-americanos, a AFC é a segunda maior instituição financeira multilateral da categoria de investimentos na África, com a classificação A3/P2 (perspetiva estável) do Serviço de Investidores da agência Moody. Em 2015, a AFC angariou, com êxito, 750 milhões de dólares norte-americanos e, em 2017 500 milhões; do seu Programa Global de Notas de Médio Prazo, aprovado pelo Conselho de Administração, de 3 mil milhões de dólares. As euro-obrigações registaram uma procura superior ao número de emissões e atraíram investidores da Ásia, Europa e Estados Unidos.

A abordagem de investimentos da AFC reúne conhecimentos setoriais especializados e foco em consultoria técnica e financeira, estruturação de projetos, desenvolvimento de projetos e capital de risco, de modo a atender às necessidades de desenvolvimento infraestrutural da África e incentivar um crescimento económico sustentável. A AFC investe em ativos infraestruturais de alta qualidade que fornecem serviços essenciais aos principais setores infraestruturais de energia, recursos naturais, indústria pesada, transporte e telecomunicação. Até à data, a Corporação já investiu cerca de 4 mil milhões de dólares norte-americanos em projetos em 28 países do norte, leste, oeste e sul da África.

Siga-nos no – @africa_finance
Para mais informações queira contactar:

Lucy Savage
Vice-Presidente, Comunicações
Tel: + 234 1 279 9600
Email: lucy.savage@africafc.org

Buchanan Communications
Bobby Morse / Alex Brown / Augustine Chipungu
Tel: +44 (0) 207 466 5000
Email: afc@buchanan.uk.com 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Pan African Visions
Intelcia expands into Madagascar and Mauritius, consolidating its position as a pan-African leader in customer relations
March 28, 2018 Prev
Pan African Visions
Laying the groundwork for knowledge led economies in a digital age: Balance in policy and inspiration in action
March 28, 2018 Next